Voltar

Grande Florianópolis

Considerada uma das mais belas faixas litorâneas do Brasil, a região foi na colonizada em maior parte por açorianos, justificando a peculiaridade no modo de ser e expressar do “manezinho”. Em Florianópolis, capital do estado, fica um dos mais belos cartões-postais de Santa Catarina, a Ponte Hercílio Luz - maior ponte pênsil do Brasil. Além de shoppings, teatros, bares e boates, a região oferece muito entretenimento em suas mais de 50 praias e ainda águas termais e paisagens rurais.

Cidades da Região Turística: Águas Mornas, Alfredo Wagner, Angelina, Anitápolis, Antônio Carlos, Biguaçu, Florianópolis, Governador Celso Ramos, Palhoça, Rancho Queimado, Santo Amaro Da Imperatriz, São Bonifácio, São José, São Pedro de Alcântara

Evento realizado em: Florianópolis

Data do Evento:

Total de Ações: 27

Participação do Evento: 41 participantes

Data de Atualização:

Titulares

Ana Paula Schveitzer

Carlos Alberto Tutui

Suplentes

Marcelo Alves

Rodrigo Ferreira

Legenda

Não se aplica na região

Em Construção

Em Análise

Produzido

1 – Promover ações de fomento ao associativismo e cooperativismo entre as lideranças do turismo.

Status:

Não se aplica na Região

Estimativa de Prazo:

Entidades Envolvidas:

Ação definida para voltar a pauta da Câmara de Turismo a partir de 2020.

2 - Fomentar parcerias entre o poder público e empresas do setor privado para o desenvolvimento do turismo.

Status:

Não se aplica na Região

Estimativa de Prazo:

Entidades Envolvidas:

Ação definida para voltar a pauta da Câmara de Turismo a partir de 2020.

1 - Criar um calendário turístico da região Grande Florianópolis.

Status:

Não se aplica na Região

Estimativa de Prazo:

Entidades Envolvidas:

Ação definida para voltar a pauta da Câmara de Turismo a partir de 2020.

2 - Estimular a cadeia produtiva do turismo a produzir e distribuir materiais de divulgação de produtos e serviços turísticos.

Status:

Não se aplica na Região

Estimativa de Prazo:

Entidades Envolvidas:

Ação definida para voltar a pauta da Câmara de Turismo a partir de 2020.

3 - Promover a sensibilização para fomentar a criação de novos negócios em diferentes segmentos do turismo, como saúde, bem-estar, religioso, e de moda.

Status:

Não se aplica na Região

Estimativa de Prazo:

Entidades Envolvidas:

Ação definida para voltar a pauta da Câmara de Turismo a partir de 2020.

4 - Promover ações de engajamento entre integrantes do trade e atores da produção associada ao turismo, para estreitar laços e estimular o trabalho e o fortalecimento das redes de cooperação.

Status:

Não se aplica na Região

Estimativa de Prazo:

Entidades Envolvidas:

Ação definida para voltar a pauta da Câmara de Turismo a partir de 2020.

5 - Desenvolver e aplicar pesquisa para mapeamento do perfil do turista na região.

Status:

Não se aplica na Região

Estimativa de Prazo:

Entidades Envolvidas:

Ação definida para voltar a pauta da Câmara de Turismo a partir de 2020.

6 - Desenvolver e implementar plataforma digital, como aplicativo e site, para disponibilização de informações turísticas segmentadas da região.

Status:

Não se aplica na Região

Estimativa de Prazo:

Entidades Envolvidas:

Ação definida para voltar a pauta da Câmara de Turismo a partir de 2020.

7 - Fomentar a criação e adequação de roteiros inclusivos e de acesso a público da terceira idade.

Status:

Não se aplica na Região

Estimativa de Prazo:

Entidades Envolvidas:

Ação definida para voltar a pauta da Câmara de Turismo a partir de 2020.

8 - Fomentar projetos de gastronomia para região, fortalecendo as redes, valorizando os ingredientes locais e a cultura local e regional.

Status:

Não se aplica na Região

Estimativa de Prazo:

Entidades Envolvidas:

Ação definida para voltar a pauta da Câmara de Turismo a partir de 2020.

9 - Promover eventos de inovação e empreendedorismo para o fortalecimento e estímulo a criação de start-ups para desenvolver soluções para a área de turismo.

Status:

Não se aplica na Região

Estimativa de Prazo:

Entidades Envolvidas:

Ação definida para voltar a pauta da Câmara de Turismo a partir de 2020.

10 - Fomentar e promover a realização de eventos culturais e similares, como alternativa para o combate a sazonalidade e períodos chuvosos.

Status:

Não se aplica na Região

Estimativa de Prazo:

Entidades Envolvidas:

Ação definida para voltar a pauta da Câmara de Turismo a partir de 2020.

1 - Articular a implantação e adequação da sinalização turística e bilíngue nas rodovias, equipamentos e atrativos turísticos.

Status:

Em construção

Estimativa de Prazo:

2019 - Imediata

Entidades Envolvidas:

Ações:

1- Elaborar ofício ao Governo do Estado para revisar e implantar sinalização turística de maneira integrada em todas as 12 regiões, incorporando e atualizando as regiões, para que seja considerado no orçamento público com implantação em 2020 e 2021, no mês de maio.

Articulista: Ricardo - IGR Vale Europeu

Atualização: Reunião Ordinária da Câmara de Turismo da Fecomércio/SC - 04/05/19.

1 – Articular o debate de proposta para redução de ICMS sobre o querosene para estímulo ao incremento do transporte aéreo na região.

Status:

Não se aplica na Região

Estimativa de Prazo:

Entidades Envolvidas:

Ação definida para voltar a pauta da Câmara de Turismo a partir de 2020.

2 – Articular o debate para atualização e adequação da legislação inerente a compras públicas (Lei 8.666 / Lei de licitações).

Status:

Não se aplica na Região

Estimativa de Prazo:

Entidades Envolvidas:

Ação definida para voltar a pauta da Câmara de Turismo a partir de 2020.

3 - Fomentar o debate sobre a regulamentação de aplicativos e serviços compartilhados.

Status:

Não se aplica na Região

Estimativa de Prazo:

Entidades Envolvidas:

Ação definida para voltar a pauta da Câmara de Turismo a partir de 2020.

4 - Promover a adequação e ampliação de recursos destinados a composição dos Fundos Municipais de Turismo.

Status:

Não se aplica na Região

Estimativa de Prazo:

Entidades Envolvidas:

Ação definida para voltar a pauta da Câmara de Turismo a partir de 2020.

5 - Promover a atualização dos Planos Diretores Municipais.

Status:

Não se aplica na Região

Estimativa de Prazo:

Entidades Envolvidas:

Ação definida para voltar a pauta da Câmara de Turismo a partir de 2020.

6 - Promover o debate sobre a implementação de incentivos fiscais na produção rural associada ao turismo.

Status:

Não se aplica na Região

Estimativa de Prazo:

Entidades Envolvidas:

Ação definida para voltar a pauta da Câmara de Turismo a partir de 2020.

1 - Promover o debate sobre a implementação de incentivos fiscais na produção rural associada ao turismo.

Status:

Não se aplica na Região

Estimativa de Prazo:

Entidades Envolvidas:

Ação definida para voltar a pauta da Câmara de Turismo a partir de 2020.

2 - Promover ações de sensibilização para o estímulo ao associativismo e ao cooperativismo, visando intensificar o envolvimento e atuação do empresariado na cadeia produtiva do turismo da região.

Status:

Não se aplica na Região

Estimativa de Prazo:

Entidades Envolvidas:

Ação voltará a pauta da Câmara de Turismo ainda em 2019.

3 - Desenvolver e implementar programa de sensibilização e qualificação sobre o turismo junto a educação básica, incluindo no currículo escolar tópicos relacionados a história e cultura local.

Status:

Em construção

Estimativa de Prazo:

2019 - Imediata

Entidades Envolvidas:

Ações

Estratégicas

1. Criar programa de qualificação.

2. Marcar reunião para parceria com Convention e Associação Comercial para o núcleo do turismo.

3.Temas: mkt digital, gestão do tempo administração, financeiro, pessoas, legislação, processos, comportamento. CH: 8 horas, com programa híbrido.

4. Realizar pesquisa de interesse para visitas técnicas e viagens de estudo.

Operacional

1. Marcar reunião para criação de programas em parceria com SINE, CRAS e desempregados.

2. Criar capacitações com foco no turismo e hotelaria.

3. Fechar parcerias.

4. Oferecer turmas no estado.

5. Cursos híbridos e EAD.

Articulista: Senac SC

Atualização: Reunião Ordinária da Câmara de Turismo da Fecomércio/SC - 04/05/19.

4 - Fomentar convênios e parcerias entre instituições e ensino, poder público e setor privado, para a realização de qualificação para o trade turístico nas diferentes comunidades / bairros de cada município.

Status:

Não se aplica na Região

Estimativa de Prazo:

Entidades Envolvidas:

Ação definida para voltar a pauta da Câmara de Turismo a partir de 2020.

5 - Promover debates com o legislativo, para esclarecer as especificidades das leis, de suas definições e critérios, e processos de fiscalização, a fim de capacitar a comunidade para a submissão e agilidade na implantação de projetos.

Status:

Não se aplica na Região

Estimativa de Prazo:

Entidades Envolvidas:

Ação voltará a pauta da Câmara de Turismo ainda em 2019.

6 - Desenvolver e implementar programa de qualificação em nível estratégico e operacional para os diferentes segmentos do turismo.

Status:

Não se aplica na Região

Estimativa de Prazo:

Entidades Envolvidas:

Ação definida para voltar a pauta da Câmara de Turismo a partir de 2020.

7 - Qualificar profissionais para atendimento a segmentos específicos, como LGBT, pessoas com deficiências, terceira idade, dentre outros.

Status:

Não se aplica na Região

Estimativa de Prazo:

Entidades Envolvidas:

Ação definida para voltar a pauta da Câmara de Turismo a partir de 2020.

8 - Desenvolver e implementar programa de qualificação em processos de produção destinados ao micro e pequeno produtor associado ao turismo.

Status:

Não se aplica na Região

Estimativa de Prazo:

Entidades Envolvidas:

Ação definida para voltar a pauta da Câmara de Turismo a partir de 2020.

Indicadores

Acompanhe as estatísticas da Região

Não se aplica
Em Construção
Em Análise
Produzido
Gestão/Governança
Inovação
Infraestrutura
Legislação
Qualificação