Apresentação

Fortalecer e integrar as Instâncias de Governança do Turismo em Santa Catarina é o objetivo do Turismo Catarinense em Movimento, iniciativa do Sistema Fecomércio SC em conjunto com o Senac SC.

As Instâncias de Governança do Turismo, agrupam em seu ambiente, de forma democrática e regionalizada, os representantes do poder público, sociedade civil organizada, entidades empresariais vinculadas ao Turismo. São espaços de articulação para fomentar o desenvolvimento das políticas públicas, planos e projetos turísticos, que são analisados e monitorados em conjunto para a sustentabilidade da atividade turística.

Diante disso, o Turismo Catarinense em Movimento pretende estabelecer uma rede de colaboração em todo o estado, entre poder público e iniciativa privada e atores do trade turístico. O objetivo é buscar mecanismos de planejamento, execução e acompanhamento dos resultados de ações estratégicas definidas e priorizadas pelos atores da cadeia produtiva do Turismo em cada região turística do Estado estabelecendo ações prioritárias e concentrando esforços para potencializar a cooperação e maximizar resultados.

Objetivos

Uma iniciativa que visa fortalecer as Instâncias de Governança do Turismo em Santa Catarina, estabelecendo uma rede de colaboração com o apoio institucional do Sistema Fecomércio SC.

Os encontros nas regiões buscam adotar mecanismos de Planejamento, Execução e Acompanhamento em ações estratégicas definidas e priorizadas pelos atores da cadeia produtiva do turismo de cada região, estimulando iniciativas para:

  • Construir estratégias para a melhoria contínua;
  • Desenvolver diálogos com Administração Pública do Estado e Municípios para melhoria de infraestruturas;
  • Construir conteúdos transversais da área de turismo para aplicação na educação fundamental e ensino médio;
  • Conscientizar empresários para investir em suas empresas e na cultura do desenvolvimento profissional;
  • Conscientizar a comunidade para a importância do patrimônio.

Metodologia

Os encontros tiveram duração de um dia de trabalho, divididos em dois períodos. Foram apresentadas informações relacionadas ao Turismo Catarinense em Movimento, ministrada palestra de sensibilização sobre Perspectivas e Inovação no Turismo, e apresentadas a Instância de Governança e de cases da região.

O público presente também pode se dividir em grupos para definição das prioridades, a partir das metodologias Brainstorming, Matriz CSD e Matriz RICE;

Brainstorming:

O Brainstorming foi utilizado com a finalidade de estimular o pensamento criativo para desenvolver novas ideias e questões específicas do turismo.

Matriz CSD:

Ferramenta utilizada para promover a gestão da informação e alinhar o conhecimento entre os membros do grupo de trabalho para a tomada de decisão.

Matriz RICE:

Reach (abrangência), Impact (Impactos), Confidence (confiança) e Efforts (esforços). Método rápido e fácil de priorização, que por meio da classificação numérica, quantifica a decisão.

Instituições Responsáveis

A Fecomércio SC está à frente dos setores do comércio, serviços e turismo em Santa Catarina, reconhecidos como os principais motores da economia, há mais de 70 anos. Engloba 72 sindicatos patronais de Norte a Sul e administra no estado o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

A dimensão e a força deste mercado estão expressas nos números: 65,3% do PIB do estado,1,4 milhão de empregos e 650 mil empresas de habitação, serviços, turismo, varejo, atacado, supermercados e comércio farmacêutico.

Setor transversal na economia, o turismo avança como um dos eixos com mais potencial no estado. Os atributos culturais e naturais, a diversidade de paisagens e os roteiros que vão da serra ao mar fazem de Santa Catarina um dos destinos mais procurados do Brasil. Hoje, o setor representa 12,5% do PIB e emprega cerca de 122 mil pessoas, mas as vocações turísticas de cada região podem ser ainda melhor exploradas. A Fecomércio SC está trabalhando para isso, com foco na dessazonalização e descentralização para atrair visitantes nas quatro estações e em todo o estado.

O Senac, uma instituição privada sem fins lucrativos, iniciou as operações em Santa Catarina no ano de 1947. Desde então, empresários do comércio de bens, serviços e turismo e a comunidade catarinense desenvolvem suas habilidades profissionais por meio dos cursos e atividades realizadas pelo Senac em Santa Catarina. O crescimento da organização acompanhou a evolução econômica de Santa Catarina e hoje o Senac está em todas as regiões do Estado com uma Administração Regional e 29 pontos fixos de atendimento, sendo dezesseis Unidades ofertantes de ensino superior, dois centros especializados, além dos centros de educação profissional e Unidades Móveis.

A organização oferece mais de 400 cursos divididos em diferentes áreas de atuação que permitem ao empresariado e à sociedade contar com cursos de desenvolvimento profissional em diversas áreas, contribuindo com o crescimento de Santa Catarina. Além da profissionalização dos trabalhadores, o Senac SC também oferece soluções customizadas para empresas e instituições como: consultorias, treinamentos, missões técnicas internacionais e programas direcionados a diversos segmentos da economia.

Abrangência

O programa tem atuação em todo o estado de Santa Catarina, buscando identificar as particularidades de cada uma das 12 Instâncias de Governança do Turismo.

São elas:

  • Caminho dos Canyons
  • Caminho dos Príncipes
  • Caminhos da Fronteira
  • Caminhos do Alto
  • Vale Costa Verde & Mar
  • Encantos do Sul
  • Grande Florianópolis
  • Grande Oeste
  • Serra Catarinense
  • Vale das Águas
  • Vale do Contestado
  • Vale Europeu